Arganil

Things to do - general

É sede de um município com 332,84 km² de área e 12 145 habitantes (2011),subdividido em 14 freguesias.
O município é limitado a norte pelos municípios de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a nordeste por Seia, a leste pela Covilhã, a sul por Pampilhosa da Serra e por Góis e a oeste por Vila Nova de Poiares.

País Portugal
Area (km2) 332,84
12 Meses - Turismo Rural

12 Meses - Turismo Rural

Quinta fonte da casa, Cerdeira 3305-050 PORTUGAL, Arganil

O que visitar

piodaoALDEIA DO PIODÃO

A Aldeia do Piódão é uma das 12 aldeias que integra a rede das “Aldeias Históricas de Portugal”, estando também classificada como “Imóvel de Interesse Público”, desde 12 de Setembro de 1978.

A aldeia – em forma de anfiteatro ou aldeia presépio como alguns a designam, com as suas casas em xisto e cobertura da mesma pedra onde o azul forte das portas e dos frisos das janelas sobressai, com caminhos estreitos e tortuosos -, faz-nos regressar a um passado ainda recente perpetuado nas suas gentes.


SERRADOACORSERRA DO AÇOR

A Serra do Açor, situada na Cordilheira Central, entre a Serra da Lousã e a Serra da Estrela, abrange os Concelhos da Pampilhosa da Serra e de Arganil e estende-se por uma área de 346 hectares. Classificada como Paisagem Protegida, a Serra do Açor é uma zona montanhosa predominantemente xistosa, com uma área florestal diversificada e com grande expressão na região. Do alto dos seus 1349 metros, a paisagem que a Serra oferece é de uma beleza estonteante, com a natureza no seu estado quase puro.

Neste concentrado de beleza natural abrigam-se riachos de águas límpidas e pequenas e belas povoações que merecem ser descobertas, como Piódão, Benfeita ou Foz d’Égua.


fragadapenaFRAGA DA PENA

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros. Uma extraordinária maravilha natural que permanece intocável pelo Homem e onde impera uma impressionante serenidade apenas interrompida pelo som da água e do chilrear dos pássaros. Originadas por um acidente geológico, as quedas de água que se escondem por entre aquele conjunto florístico de elevado interesse, constituem um recanto paradisíaco que se destaca pela sua autenticidade e frescura.


PRAIAS FLUVIAIS

Zona Balnear de Piódão;
Zona de Lazer de Foz D´Égua;
Zona Balnear de Côja;
Zona Balnear de Pomares;
Zona de Lazer Agroal;


chasegua1