Guarda

Things to do - general

Guarda, a cidade mais alta de Portugal, exaltada por poetas e artistas, ergue-se a 1056 m de altitude na vertente noroeste da cadeia montanhosa da Serra da Estrela e é conhecida como a cidade dos 5 F ‘s: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.

Forte, porque da sua fortaleza falam os troços e portas das muralhas, bem como a Torre de Menagem e a Torre dos Ferreiros;
Farta, devido à riqueza do vale do Mondego que desde sempre a encheram do necessário;
Fria, pois o clima tipicamente montanhoso, dada a proximidade à Serra da Estrela explica este F;
Fiel, porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
Formosa, pela beleza natural que a envolve.

Em locais escarpados da Beira Interior, abundam vestígios que comprovam a ancestralidade do Homem nesta região. Do século V (a. C.) sobrevivem vestígios de povoados protegidos por muralhas no cimo das montanhas.
Diz a História que em Novembro de 1199, D. Sancho I – O Povoador, 2º Rei de Portugal, concede Foral à Guarda. Também pela sua mão, e com autorização do Papa Inocêncio III, se deu a transferência da sede da antiga diocese Visigótica da Egitânia para a Guarda.

Casa Retiro de Xisto

Casa Retiro de Xisto

Rua Da Igreja, 6300-245 Videmonte, Guarda, Guarda
Solar de Alarcão

Solar de Alarcão

Rua D. Miguel de Alarcao, 25 | Guarda, Guarda